segunda-feira, 19 de março de 2012

Herdade Grande Reserva 2006

Foi um fim-de-semana cheio de eventos e com bom vinho, mas o destaque vai para Herdade Grande Reserva 2006.

Na sexta fomos jantar a casa de uma amiga, o vinho ficou por minha conta, após análise cuidada à garrafeira decidi por este néctar.

Por volta das 19h coloquei a garrafa no frigorífico, porque ao contrário do que muita pessoas pensam o vinho tinto não deve ser bebido á temperatura ambiente (antigamente esta frase era usada, mas os vinhos eram guardados em caves onde as temperaturas atingiam os 6 ou 8 graus, assim, quando as garrafas eram abertas, iam "aquecendo" e ficavam à chamada "temperatura ambiente" que era entre os 16 e os 18º), deve ser bebido a 16 a 18º, depois de ler e ter aprendido isto (tenho de admitir que devo ter estragado muito vinho antes) percebi que era mesmo verdade, é assim que sentimos todas as qualidades do vinho, quando está muito quente sentimos apenas o álcool. Tirei a garrafa antes de sair de casa, por volta das 20:45, o vinho teve tempo de descer alguns graus e ficou a uma temperatura muito aceitável.

Tinha já bebido este vinho algumas vezes de há uns anos para cá, mas nesta sexta-feira, acho que chegou ao auge, estava perfeito. Se me lembro bem, na primeira vez gostei muito, comprei mais e nas outras duas achei muito fechado e parece-me que estava muito quente, fiquei desiludido, por isso estava expectante nesta vez.

Vou começar a descrição com a conclusão sobre este vinho, que é... um vinho à séria. Um vinho que tem tudo o que um grande vinho precisa.
A cor era escura e límpida, no cheiro sentia-se a baunilha e um travo vegetal, o sabor era tostado, sentia-se a madeira mas muito equilibrada e de qualidade. É um vinho que facilmente uma pessoa consegue acabar sozinho, calmamente e sem notar, uma garrafa. Um vinho que apetece beber. 
Tenho de admitir que quando a garrafa acabou fiquei com muita pena, éramos só três, mas a garrafa foi curta, é nestes momentos que deveria ter aberto uma Magnum.

Tenho agora duas garrafas da Reserva de 2007, fiquei aguado. Depois conto...

Nota: 17.5 

6 comentários:

  1. Pois eu aviei sozinho (em 3 refeições) a minha última garrafa de Roma Pereira 2005. Está ainda muito bem, o aroma riquíssimo e a boca muito equilibrada.
    Sem ter uma cave à séria, não guardaria muito mais tempo.
    Vou ter saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo néctar esse Roma Pereira 2005, bebi a última garrafa em finais de 2011 estava no ponto, tenho pena não ter tirado notas para escrever sobre ela.
      Mas fica desde já, e publicamente, o meu convite para escreveres um texto para eu publicar no blog, deste ou de outro qualquer que queiras.
      É só enviares para o meu email.

      Eliminar
  2. Em agosto de 2015, ganhei uma garrafa do Herdade Grande Reserva 2006, nº5287 e tenho dúvidas se ainda está bom para consumo. O vinho estava bem armazenado.

    ResponderEliminar
  3. Em agosto de 2015, ganhei uma garrafa do Herdade Grande Reserva 2006, nº5287 e tenho dúvidas se ainda está bom para consumo. O vinho estava bem armazenado.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Acredito que ainda esteja em boas condições, é um belissimo vinho.
    Sugiro que a coloque 1 ou 2 dias antes de a abrir em pé e 1 hora antes no frigorifico. Sirva com cuidado e depois diga-me como correu :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, darei noticias sim. Além do Herdade Grande Reserva 2006 também degustarei o Cartuxa Évora 2011.

    ResponderEliminar