segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Telhas - Terra d´Alter


Venho-vos contar uma história ... Como conheci um dos meus actuais vinhos de eleição. 

Há muito, muito tempo, numa terra longínqua, bem… não foi há muito tempo foi no Verão de 2011, também não foi numa terra longínqua, foi em Palmela. Uns tios nossos convidaram-nos para um almoço, sempre divertido e barulhento, somos muitos e gostamos de estar juntos. Nesses almoços, sempre cá fora (quando o tempo nos deixa), normalmente, os vinhos abertos são da zona. Mas nesse dia estava na mesa uma garrafa diferente, para ser sincero não olhei muito para ela.
Os copos eram pequenos, tudo menos próprios para um bom vinho (muito menos para este, mas não foi necessário). Servimo-nos e antes de beber, como faço sempre cheirei o vinho, tinha um aroma caramelizado e fumado, fiquei a pensar que era por me estar a apetecer, mas quando o provei, tive de o provar novamente, não estava a acreditar, perguntei o que seria? Peguei na garrafa para ver o que era, para me lembrar, tinha de o comprar, tinha do o ter.
Era maravilhoso, num copo impróprio, no meio da confusão, dos mergulhos, do cão que dormia… descobri Telhas de Terra d´Alter, tão diferente, tão bom, um vinho completo, cheio, que me deixou extasiado a querer mais, a cor, o cheiro, o sabor tudo neste vinho era harmonia, elegância, uma qualidade que não deixa ninguém indiferente. Sentimos a madeira, mas não se sobrepõe á fruta, que se sente madura. O sabor é exótico cheio de nuances de especiarias e frutos vermelhos, acaba com um final longo e com notas de baunilha. Estou a pensar no que mais posso dizer para vos descrever a sensação que me deixou, mas as palavras são poucas para a graciosidade deste vinho. Como calculam tive de o ter e vivemos felizes para sempre. 

Nota: 18.5; preço 19€

Sem comentários:

Enviar um comentário