quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O melhor vinho do mundo! Existe?


Por vezes tento pensar em qual será o meu vinho preferido.
Nunca chego a nenhuma conclusão, tenho alguns que gosto muito, mais ainda mais para provar. Talvez consiga escolher a ocasião onde o vinho me soube melhor, mas não tenho um vinho de eleição.
Na minha opinião, não existe o melhor vinho do mundo, para que isso aconteça todos os factores devem estar alinhados no momento da prova. O que é objectivo, a temperatura, o copo, a qualidade do vinho, etc… e o que é subjectivo (isto muitas vezes tem mais influência), a envolvente, a companhia, o motivo, a comida, o estado de espírito, a entrega, etc…, com todos estes factores conjugados, um bom vinho passa a maravilhoso e inesquecível. Mas, se noutro dia bebemos esse mesmo vinho, numa envolvente diferente,  pode e vai continuar a ser bom, mas deixa de ser maravilhoso e inesquecível.

E vocês? Têm um vinho de eleição?

4 comentários:

  1. Não há melhor vinho do mundo! Depende de muitas variáveis, como dizes!
    Se tivesse que nomear um tinto e um branco que nunca me esqueci, terá de ser um José Maria da Fonseca Garrafeira RA 1999 (Tinto, bebido 10 anos depois) e um Condessa de Santar 2009 (branco).
    O problema destes vinhos de que nunca nos esquecemos é que mutias vezes bebemos a 2ª garrafa noutro contexto e parece mais banal.
    Abr

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Já me aconteceu diversas vezes.
    Se pensares, esses vinhos estão na tua memória porque foram bebidos numa ocasião especial para ti.
    Esperemos então ter muitas e boas ocasiões para não nos esquecermos de muitos mais vinhos.
    Abr

    ResponderEliminar
  3. Claro que existe.
    São aqueles que eu mais gosto. Aqueles que consigo comunicar, beber e depois me lembrar deles.
    Como por exemplo os:
    Quinta de La Rosa Reserva Tinto 2010;
    Vinho Tinto - Papa Figos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Não diria melhor. É por isso que este mundo dos vinhos é tão interessante. Para si esses vinhos (que tanto aprecio) são dos melhores do mundo, para outros serão outros. Depende de muitos factores e envolventes. E claro do vinho...

    obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar