quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Castas do Douro

Hoje venho falar de castas, as que escolhi são as típicas do Douro.

Deixo aqui uma breve explicação que retirei de um documento da Academia de Vinhos de Portugal (Vinhos de Portugal).

Tinta Roriz
Dá origem a vinhos tintos finos, elegantes com aromas de frutos vermelhos, ameixas e amoras, com taninos firmes e bom potencial de envelhecimento – poderá tê-la conhecido do outro lado da fronteira como Tempranillo. Chamada de Tinta Roriz no norte de Portugal, esta é uma das melhores uvas para o Vinho do Porto e vinhos tranquilos do Douro, sendo também importante na região do Dão. No Alentejo é chamada de Aragonês. É habitualmente uma casta de lote.

Touriga Franca
Dá origem a vinhos de cor densa, firmes mas ricos e aromáticos com notas florais e de amora preta. É uma das cinco castas oficialmente recomendadas para a elaboração do Vinho do Porto e é também utilizada nos lotes de vinho tranquilo do Douro – é de facto a uva mais plantada no Vale do Douro e é geralmente utilizada em lotes.

Touriga Nacional
Esta é uma das castas portuguesas mais conhecidas e difundidas no mundo. Dá origem a vinhos tranquilos firmes e ricamente coloridas (e vinho do Porto), com aromas complexos e sabores que lembram violetas, alcaçuz, groselhas e framboesas maduras, juntamente com um toque subtil, e herbáceo de bergamota. É uma casta de origem nortenha, sendo que tanto a região do Dão como do Douro a reclamam como sua, mas hoje em dia é plantada em todo o Portugal. Tem um bom potencial de envelhecimento.




Fica o desafio para quando beberem um vinho do Douro tentarem sentir as especificidades destas castas.

Espero que gostem.


2 comentários:

  1. Olá!
    O que se pode dizer do vinho Abraço Tinto, com Tinta Roriz???

    Obrigado.
    João Silva

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Nunca provei esse vinho, mas já fiquei com curiosidade. Vou procurar-lo.
    Obrigado

    ResponderEliminar