terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Casaboa Homenagem 2005 (Sociedade Agrícola Quinta da Casa Boa)

Queria beber algo diferente, desconhecido e desafiante. Consegui.

Tinham-me oferecido uma garrafa de Casaboa Homenagem 2005, num daqueles dias que queremos fugir ao convencional, queremos ser surpreendidos, procurava uma garrafa, na minha humilde garrafeira que o pudesse fazer, encontrei esta.

Preparei os copos, a garrafa estava já à temperatura ideal, era então hora de a provar, a acompanhar um jantar que se revelou pouco capaz de acompanhar um vinho que pedia mais.

Um vinho de 2005 que me deixava apreensivo, "será que ainda está em condições?". Na cor mostrou-se escuro, limpído e muito apelativo. No nariz, fiquei um pouco assustado, porque sentia a idade, percebia que os anos tinham passado por ali. Fui rodando o copo diversas vezes e esperando um pouco antes de passar ao próximo passo. Ainda no aroma, sentia um certo vegetal e frutos secos. No sabor, tal como gosto, um desafio, um vinho diferente, puxava por todos os nossos sentidos, fazia lembrar terra molhada, frutos secos e ameixa muito madura, deixava uma acidez interessantíssima que se prolongava no tempo.
Apesar de ser um vinho onde já se começava a notar a idade, o vinho tinha ainda muita estrutura e garra.

Percebo que seja um néctar que não é fácil, mas para quem gosta de ser desafiado, de provar um vinho que foge aos estereótipos, este é o ideal.

Se estava assim um 2005, o 2007 deve estar ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário