quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Quinta Vale da Raposa Sousão 2011

No outro dia estava a degustar um delicioso cabrito com um bom vinho, na mesa a opinião era que esse vinho era de ótima qualidade (o que também concordo) e que estava muito bem com o prato, nesse ponto discordei, dizia aos restantes que gostava do vinho, mas que se perdia com o sabor e a gordura do cabrito.

Quando essa garrafa acabou, tinha preparado uma garrafa de Quinta Vale da Raposa Sousão 2011, abri, servi... e logo na 1ª aparência surpreendeu pela cor carregada e brilhante (não seria de esperar outra coisa, desta casta tintoreira, usada no alto Minho para o famoso vinhão, bebido em malgas), o aroma era intenso, no inicio algum químico, depois a hortelã-pimenta, a elegância e a frescura. Agora o surpreendente: já com uma boa dose desta iguaria degustada, provei o vinho e magia aconteceu: o cabrito passou a um patamar onde ainda não tinha chegado antes, o casamento deste vinho com este prato foi divinal, foram feitos um para o outro, cada um fazia sobressair o melhor do outro. A desvantagem é que tivemos de acabar a travessa (que era bastante), é que não era possível parar de juntar esta harmonia. Um vinho muito gastronómico, arrebatador, com um final longo e fresco.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quinta da Folgosa Velha Reserva 2012

Resultado de imagem para folgosa velhaProvei uma novidade, quase em 1ª mão, que vale apena repetir e com toda a certeza comprar, para beber desde já e também para guardar e ver como será a evolução nos próximos anos... por este preço vale muito apena.

Proveniente de vinhas velhas, situadas entre 150 a 300 metros, com vinificação tradicional em lagares de granito e estágio em barricas de carvalho francês, nasce este vinho cheio de elegância, marcado por uma acidez cativante.

Cor bem marcada pela densidade, com lágrima persistente e apelativa, no aroma as especiarias são marcantes, antevendo um sabor fresco e gastronómico. Na boca mostra um caráter harmonioso, com grande frescura e mineralidade, no entanto a fruta está presente. Este nectar conquistou-me e  deixou-me com curiosidade de experimentar mais.  

Um vinho para ir bebendo e acompanhando a sua evolução.