quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bom 2017

Hoje em dia tenho notado que há cada vez mais pessoas a degustar vinho e a beber menos, ou seja, cada vez mais pessoas apreciam o culto de abrir uma boa garrafa e partilha-la com alguém. Apreciar cada trago e colocar todos os sentidos à prova, em detrimento do beber por beber.

Prefiro beber menos mas beber bem, do que beber sempre e beber mais ou menos.

É esta a mensagem que deixo para o novo ano.

Bom ano e bons vinhos

Odisseia Branco 2015 e Odisseia Reserva Tinto 2014

Novidades frescas, Odisseia Branco 2015 e Odisseia Reserva Tinto 2014. Excelentes surpresas, um branco que imediatamente se destaca por uma boa estrutura e complexidade, ainda fresco e com um potencial evidente. O tinto, já muito pronto, uma boa textura com notas de especiarias a evidenciarem-se. Lote de touriga nacional, tinta roriz e touriga franca é fermentado em "lagar" e 50% envelhecido em barricas de carvalho francês. É já um grande vinho, no entanto a prometer ainda mais com estágio em garrafa. Jean-Hugues Gros, um enólogo e produtor francês que nos tem garantido muita qualidade e consistência ao longo dos últimos anos.

sábado, 7 de maio de 2016

Quinta Monte Travesso Reserva 2013 - Para beber já mas não esquecer guardar

Há produtores que vale a pena seguir. 
Em portugal, temos muita variedade e torna-se difícil definir um tipo de vinho, mas podemos acompanhar alguns produtores e ver como se comportam os seus vinhos. A Quinta do Monte Travesso e o seu produtor Bernardo Nápoles são um bom exemplo. Já tinha tido boas experiências em anos anteriores e o tempo tem demonstrado que estamos perante uma marca de confiança.


Provamos o Quinta Monte Travesso Reserva 2013, quase a estrear. Um vinho que na cor se mostra sedutor, ainda muito jovial. No nariz revela-se complexo, cheio de mistérios por desvendar, preparando-nos para uma prova prometedora. Na boca uma acidez marcante, com uma mineralidade que lhe dá elegância e longevidade. 


Um vinho equilibrado que ao mesmo tempo nos faz pensar como será daqui a uns tempos com evolução na garrafa. 

Fez-me lembrar um frase que li em tempos "os vinhos fazem-se com técnica, mas um bom vinho é uma arte".

Um vinho pronto desde já mas que promete para o futuro, se me permitem o conselho, comprar para beber já e para guardar. 
Nota: preço muito interessante para a qualidade.