terça-feira, 10 de julho de 2012

Chateav - Smith Havt Lafitte 2006

Tive um convite maravilhoso, fiquei muito lisonjeado, fui convidado para um jantar onde o propósito era provar um néctar dos deuses, não estou a exagerar porque realmente o vinho era divinal e tenho a certeza que vai ser difícil provar de novo algo tão maravilhoso. Deixo aqui, mais uma vez, o enorme obrigado, uma vez que a garrafa estava a ser guardada para ser bebida com alguém que a apreciasse realmente. Devo dizer que acertaram então.

Começando pelo fim, a descrição deste vinho para mim é: um vinho que não acaba. Agora vou contar a história.
O vinho foi servido um pouco antes do jantar, quis dar-lhe algum tempo, por isso fui sentindo apenas o seu aroma, que me ia deixando inquieto e cheio de expectativa. Passado uns minutos, finalmente provei e a magia começou, a sensação foi indescritível, os sabores que percorriam a minha boca eram inexplicáveis, um vinho tão diferente do que estou habituado, ao mesmo tempo tão completo tão verdadeiro, parece-me ser esta a palavra, um vinho verdadeiro sem capas e sem manobras de diversão.

Começou o jantar, que potenciou o que achei impossível, é verdade o vinho ficou melhor ainda e cada trago era uma surpresa, era um vinho que se envolvia e espalhava na boca, percorria com suavidade todos os pontos fulcrais do paladar e o cérebro recebia estas mensagens devolvendo a perplexidade do que estava a acontecer. 

O vinho parecia explodir quando bebíamos e o seu sabor ficava longo, não acabava. Quando cheguei a casa ainda sentia o sabor do vinho, era único, uma experiência maravilhosa. Onde o vinho a comida e a companhia se fundiram numa noite inesquecível.

Este vinho teve 100 pontos dados pelo famoso opinion maker Robert Parker, confesso que não sou grande fã, não sei como estas notas são dadas e acho um desrespeito para com os outros vinhos, será uma conversa para depois. Mas estive a tentar encontrar qual era o defeito desta/e garrafa/vinho e descobri só um... a garrafa era muito pequena.

Agora vou retribuir este jantar, mas com uma grande indecisão... com que vinho? Preciso de ajuda e sugestões.